Nota de Falecimento / Marins, um ser humano imprescindível entre nós. Um metroviário guerreiro!

É com imenso pesar que informamos o falecimento do nosso companheiro Jose Carlos Marins – um homem das grandes lutas e das batalhas.

Ele nos deixa fisicamente aos 75 anos de idade, depois de mais uma grande batalha pela vida, coisa muito comum na sua trajetória de vida e de luta por nós metroviários e o pelo conjunto da classe trabalhadora do país. nos deixa um legado a ser seguido sempre, lutar vale a pena.

Marins foi um exímio líder político partidário e sindical, um dirigente dos bons. Nunca titubeou frente aos patrões e governos, nunca se permitiu fazer acordos por de baixo dos panos, muito menos viveu de beneficias e regalias dos patrões. Esse foi e sempre será o nosso Marins.

Como militante político foi exilado pro Chile por imposição do Regime da Ditadura Cívica/Militar, imposta no ano de 1964, aquele regime financiado pelos empresários, banqueiros e o governo dos EUA que fez silenciar a classe trabalhadora brasileira durante 21 anos. Nessa época encontrou resistência junto a um importante parcela de lutadores e lutadoras desse país. Dedicou sua vida lutando contra o julgo da opressão e da exploração.

Marins foi um daqueles que não se calou, não se rendeu, mas sim lutou, ele lutou até os últimos momento da sua vida, tenham certeza disso.

Marins sempre esteve no campo das batalhas sem perder o referencial da importância de manter autonomia política diante dos governos e dos patrões fossem eles quem fossem (A famosa Campanha da Demissão Zero, puxada pelos Milicos), que Marins classificou brilhantemente de Fio da Navalha.

Marins, liderou junto aos vários camaradas metroviários(as), lutas da nossa categoria nos momentos difíceis da nossa história. A luta por implantação das Seis Horas dos Pilotos do Metrô e, logo em seguida, às 6 horas para todo o pessoal da Operação do Sistema, A.Ss, BIs , incorporando depois o pessoal da corretiva, da manutenção e demais setores.

Marins liderou junto aos seus camaradas de sindicato a luta pelas Diretas Já, e a convocação do Comício das Diretas JÁ! Utilizando a sonorização das composições e estações.

Marins, ajudou e foi um grande incentivador da organização para impulsionar a histórica luta pela efetivação dos trabalhadores(as) terceirizados da TED.

Marins liderou com os demais Companheiros e Companheiras do Sindicato a nossa histórica e memorável Greve de Abertura das Roletas no ano de 1990 que reivindicava a reintegração dos 260 demitidos e o reajuste salarial do período, negado pelo governo Moreira Franco.

Uma trajetória de vida e luta memorável que não poderemos esquecer jamais.

Descanse em Paz José Carlos MARINS

Órgão Informativo do SIMERJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *