História

Em 1979, apesar das muitas dificuldades, pois vivíamos em plena Ditadura Militar, foi fundada a Associação Profissional dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro – APROM, que nesse ano iniciou as discussões com a Empresa no sentido de garantir aos Metroviários conquistas como a criação da creche, Conselho de Representantes, e outras que contribuíam para a melhoria da qualidade de vida da família metroviária.

Em 1980, os empregados, lotados na área de operação, levantaram como bandeira de Luta a jornada de 6 horas, nesta época, trabalhava-se 8 horas e, muitas vezes, chegava-se a 10 horas de trabalho por dia.

A data de 21 de julho de 1982 é muito especial para os metroviários: a APROM foi transformada, conforme Carta sindical liberada pelo Ministério do Trabalho, em Sindicato. Abriram-se assim caminhos para novas formas de luta, antes impossíveis. Pela primeira vez o SIMERJ participou da I Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (I CONCLAT), que reuniu mais de 5 mil trabalhadores representando diversas entidades de classe de todo o País. O Sindicalismo brasileiro mudava e o novo sindicato estava lá contribuindo para essa mudança.

Em 1982, foi realizado o primeiro Acordo Coletivo da história dos Metroviários; o aproveitamento do pessoal interno para ocupar as vagas existentes foi uma de suas principais conquistas. Também nesse ano partiu do Sindicato a exigência de que todas as fraudes que aconteceram no Metrô fossem efetivamente apuradas. Esse fato vem mostrar e comprovar que o SIMERJ apresentou ao longo dos anos uma luta não só em defesa dos Metroviários, mas também pela transparência na Administração da Empresa Pública.

Em março de 1984, foi instalada a primeira Comissão Paritária contra Despedida Injustificada, cumprindo o previsto no Acordo Coletivo. A partir daí a Comissão poderia ser acionada por qualquer Metroviário que sentisse injustiçado por uma punição ou demissão da empresa.

Em 1º de julho de 1985, os bilheteiros passaram a trabalhar em jornada de 6 horas. Deu-se aí o início da Luta para estender às 6 horas a todo o pessoal que trabalhava nas Estações.

São muitas as histórias de Luta e Conquistas do Sindicato, para que o SIMERJ fique cada vez mais forte e atuante é necessário que você, Metroviário, seja um elemento atuante dentro e fora do SIMERJ.

“METROVIÁRIO, LUTE COM O SIMERJ PARA CONQUISTAR E FAZER VALER OS SEUS DIREITOS!”