TRENS DA SUPERVIA | QUEM VAI PAGAR POR ISSO?

As consequências das privatizações e concessões do sistema metroferroviário do Rio de Janeiro estão aí, um desastre total. A Supervia noticiou neste final de semana que um defeito de fabricação em série, não corrigido pela fabricante foi identificado em 40 trens e, por motivo de segurança estará alterando o funcionamento das linhas. Vários ramais do sistema já estão passando por estas alterações, além de mudanças nas composições com redução de vagões – de 08 para 04. No entanto, não vai haver redução nos altos custos da tarifa que é de R$ 4,60. Mais uma vez o trabalhador é quem paga a conta!

Salientamos que o formato do regime de concessão do transporte público carioca já indicava isso – traria danos tanto para os(as) trabalhadores(as) do setor, quanto para o usuário do sistema e, por conseguinte, para o erário público.

O formato de regime de concessão implementado nos idos dos anos 90 já nasceu viciado e repleto de absurdos jurídicos e financeiros. O Estado do Rio de Janeiro arca com os custos financeiros e materiais, enquanto as concessionarias desfrutam de administrar os fabulosos lucros.

Não poderia ser diferente, o resultado foi a queda drasticamente da qualidade dos serviços de atendimento aos usuários, altos custos dos preços de passagens, superfaturamentos dos contratos de aquisição de materiais rodantes e obras, etc. Estes são os resultados da política neoliberal dos governos no Estado do Rio de Janeiro, que fizeram impor a entrega total do nosso patrimônio nas mãos dos banqueiros e depois do setor empresarial, que trabalha exclusivamente sobre a lógica do lucro e nada mais.

Neste sentido, seguiremos a orientação política da nossa Federação Nacional Fenametro, que é fazermos valer a luta pela reestatização dos sistema metroferroviário.

Concessão e privatização= Corrupção, superfaturamento, quebra na qualidade dos serviços e do alto custo (usuário).

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