Nota de Falecimento / CHICO PARENTES – PERDEMOS UM GUERREIRO!

Faleceu na madrugada desse domingo, 07 de março de 2021, o nosso grande companheiro metroviário Francisco Parentes de Rezende Correa – Chico.

Chico ingressou na Companhia do Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro nos idos de 1977. Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, desempenhou com afinco sua profissão ao longo de sua trajetória profissional nas duas Empresas: Cia do Metropolitano e na Cia de Transportes Sobre Trilhos (RIOTRILHOS).

Homem de fibra, excelente marido e célebre pai. Lutava pelos oprimidos sim, mas, sempre lutou pelo bem estar de sua família também. Um companheiro de todas as horas, que agora vai descansar junto ao Pai e seguir de outro plano sua nova luta a favor dos oprimidos e menos favorecidos.

🤜🏽🤛🏽 Chico um Trabalhador e Militante exemplar da nossa história

Nos últimos anos, nosso guerreiro Chico passou por graves problemas de saúde, que a cada ano se agravava. Reflexos de uma série de fatores, desde o físico ao psicológico, fruto também da sua vivência militante. Ao lado da sua grande companheira, Maria Inez (Metroviária e Diretora do SIMERJ), nosso camarada enfrentou uma grandiosa batalha pela vida, coisa que ele sempre fez: batalhar para sobreviver.

✊🏽 Perdemos um dos nossos

Chico foi um trabalhador consciente do seu papel na sociedade. Sempre atuou politicamente no PCdoB, seu partido político, que construiu sua trajetória militante, na luta pelo socialismo, o que em dado momento lhe custou caro, muito caro. A experiência com a repressão política do estado ditatorial imposto com o Golpe Militar em 1964, que implantou a Ditadura Cívico Militar brasileira, o regime político que tirou as liberdades políticas da classe trabalhadora. Regime opressor que interrompeu temporariamente das ações, o nosso camarada Chico, levando-o ao encarceramento e torturas durante um longo e tenebroso período nos porões da Ditadura Cívico Militar. Chico suportou as agruras das torturas cometidas pelos agentes militares, não vendeu sua moral política diante daquele regime opressor e seus algozes.

A sangrenta Ditadura Cívico Militar, mesmo com todas as suas atrocidades e covardias, não foi capaz de demover esse grande personagem das nossas histórias de lutas. Por isso mesmo, ao ingressar na categoria metroviária nos idos anos de 1977, Chico, logo fez parte do time de linha de frente, na organização e formação do nosso Sindicato (APROM), fundado no ano de 1979. Foi esse um importante instrumento de luta da nossa categoria, que serviu para encarar o regime repressor de forma que pudesse fazer valer as nossas reivindicações sociais, econômicas e políticas dos metroviários(as). A trajetória do nosso Camarada Chico Parentes, aqui entre nós, foi de um grande companheiro coerente com as lutas da nossa categoria metroviária e do conjunto da classe trabalhadora brasileira. Suas contribuições ao processo de mudanças no Brasil por democracia, foram de grande valia para que, juntos, alcançássemos transformações transitórias neste país.

Chico se vai fisicamente do nosso meio social e político, mas permanecerá vivo em nossas mentes e corações, por tudo que ele representou na sua trajetória de vida, profissional e política aqui entre nós. Enfim, um ser humano a nos orgulhar por sua fibra, simpatia, camaradagem e competência profissional.

✊🏽 Francisco Parentes (Chico), Sempre Presente!

(Órgão Informativo do SIMERJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *