DEBATE | A PRIVATIZAÇÃO DA RIOTRILHOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA CONCESSÃO DO SISTEMA METROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Data: Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Horário: 18h30
Onde? FACEBOOK E YOUTUBE / SIMERJ

O Governador Wilson Witezel encaminhou para Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro seu projeto de retomada do PED (Plano estadual de Desestatização). Dentro desse projeto das privatizações, encontram-se a Empresa de Transportes RIOTRILHOS, que sucedeu a Companhia do Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro no início dos anos 2000, que por sinal vive sob o regime de liquidação.

Passados 22 anos da implementação do PED (Programa Estadual de Desestatização), o projeto segue sob o argumento de desoneração do estado, dando fim a intervenção do Estado sobre a economia – esse era o argumento latente nos idos anos 90. O que não se comprovou na prática ao longo de todos esses anos, mas sim uma grande falácia dos propagadores do neoliberalismo da época.

O que assistimos até os dias de hoje tem sido o Estado entrar mais e mais na economia, de modo a perder com este projeto aplicado pelos governantes da época, tal qual a população que utiliza esse meio de transportes de massa, além dos profissionais do setor.

O regime de concessão do sistema metroviários, assim como os demais setores de transportes, trens, barcas e bonde, mostrou-se na prática ter sido um grande retrocesso em termos da qualidade dos serviços prestados à população usuária. Além de causarem profundos danos ao erário público do nosso estado.

Frente a esta constatação, o Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro faz cumprir o seu papel de representante dos(as) trabalhadores(as) e, alinhado com os interesses da população usuária deste importante sistema, se faz provocar a reflexão acerca deste importante tema, transporte público metroviário e o seu papel social como transporte de massa e os resultados da concessão.

Consequências: Contratos de Concessão/Aditivos. Tarifas, Segurança e Qualidade no Sistema!

Estão convidados para o diálogo reflexivo, além do Presidente do SIMERJ, Elias José, os parlamentares Eliomar Coelho (Deputado Estadual pelo PSOL e ex-presidente da CPI dos Transportes da ALERJ) e Zeidan (Deputada Estadual pelo PT). Participarão também, Paulo Sérgio Fialho, (Primeiro presidente do SIMERJ – Diretor de operações eleito pela categoria), William Howard Hossel (Assessor Técnico Especializado na área de Transportes) e Dr. Jair Jean Júlio (Advogado do SIMERJ).

Link no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCriCypqFAJ3emWxDENONJKg

Link no Facebook: https://www.facebook.com/Simerj-Sindicato-Metrovi%C3%A1rios-do-Estado-do-Rio-de-Janeiro-584966651854076/?epa=SEARCH_BOX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *