MUSEU NACIONAL – PERDA IRREPARÁVEL

Incêndio no Museu Nacional – Tragédia Anunciada

O SIMERJ-RJ lamenta profundamente essa verdadeira tragédia anunciada. Tragédia que queimou um acervo que guardava, e em alguns momentos expunha, parte da nossa história, da nossa cultura, da nossa origem e desfalcará o nosso futuro. Havia mais de 20 milhões de itens no Museu da Quinta da Boa Vista. Dentre eles peças de milhares de anos, material de pesquisa científica, registros de línguas indígenas de tribos que não existem mais. Tudo deixou de existir depois do incêndio.

Tragédia Anunciada, pois todo patrimônio cultural brasileiro e a educação vêm sofrendo com o descaso há muitos anos, através dos cortes de verbas ao invés de investimento. Há anos acontecem os incêndios. Em 2008, Teatro de Cultura Artística; em 2010 o Butantã; 2011, o Palácio da Praia Vermelha; em 2012, a Faculdade de Letras da UFRJ; em 2013, o Memorial da América Latina – SP; em 2014, o Laboratório do Centro da Saúde do RJ; 2015, Museu da Língua Portuguesa – SP; 2016 – a Cinemateca Brasileira – SP e na Reitoria da UFRJ; 2017, no alojamento dos alunos da URFJ e, agora, em 2018, o MUSEU NACIONAL.

Reiteramos nossa solidariedade a todos e todas trabalhadores e trabalhadoras do Museu Nacional, pesquisadores, historiadores, técnicos administrativos, biólogos e tantos outros que, diariamente, apesar da falta de valorização de seu trabalho por parte dos governos, que prezam o pagamento da dívida pública a banqueiros e empresários em detrimento das necessidades do povo trabalhador, continuam o seu trabalham incansavelmente.

NÃO À EMENDA CONSTITUCIONAL 95, QUE PREVÊ CONGELAMENTO DOS GASTOS POR 20 ANOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *