Nota: Resultado da reunião entre SIMERJ e MetrôRio/INVEPAR

O SIMERJ solicitou reunião com a empresa METRÔRIO/INVEPAR, com objetivo de saber oficialmente a quantas andam as medidas protetivas dos(as) metroviários(as), que seguem atuando nas áreas da Operação, Manutenção e Administração, acerca da garantias dos EPI’s, imprescindível neste momento gravíssimo que vive o Brasil e o mundo.
A empresa informou ter liberado até a data de 20/03/20, das atividades laborais, o grupo de risco (em número de 293 pessoas). A empresa também alegou ter garantido álcool gel para todos, (nós registramos e constatamos haver setores onde o álcool gel individual não foi disponibilizado).
 
Até a data de 03/04/20, a empresa diz que 33 Metroviários estão sob suspeita de estarem com o Covid-19. Fomos informados, na noite desta mesma data, do caso de um companheiros nosso que havia sido internado com sintomas desse mesmo vírus.
 
No caso dos EPI’s: máscaras e luvas, os representantes da empresa insistem até aquela data (03/04), não ver necessidade do uso, alegando que estes objetos de segurança são somente para quem já está contaminado pelo vírus, pois não existia orientação da OMS/M.S, além de ser muito custoso. Inclusive, a empresa já tinha tomado providências jurídicas para recorrer na justiça sobre a liminar obtida pelo jurídico do SIMERJ, tendo sido vitorioso o seu recurso.
 
É vital o uso dos EPIs para quem está na linha de frente, atuando na operação e manutenção e nos demais setores, inclusive, os terceirizados, conforme expresso na liminar ganha pelo sindicato – liminar que envolve bilheteria, segurança e terceirizados.
 
Deixamos bem claro pra empresa a nossa preocupação acerca do não uso desses EPIs: máscaras e luvas. O que nos fica claro é que a lógica do lucro segue prevalecendo neste momento tão crítico, em que vidas humanas correm riscos.
 
No que tange a MP 927, a empresa alega está fazendo valer as regras, já que segundo eles, vêm tendo “prejuízos” com a queda na arrecadação. Por isso o aditivo está sendo implantado (por sinal com uma rapidez imensa). Banco de horas, férias a pagar, tudo isso faz parte do PACOTÃO, como bem todos estão vendo: as MP’s da maldade do governo que neste, momento faz jogar sobre os ombros da classe trabalhadora o custo dessa enorme CRISE.
 
Quanto a hipótese de redução de salários e demissões, os representantes da empresa, diz não está no cardápio dela no momento e, por isso, vem adotando contrato aditivo que irá até final do ano, de forma que possa ter um cenário mais definido diante dessa crise.
 
Seguiremos insistindo na TESE da necessidade urgente da utilização dos EPIs, como necessidades de preservar vidas humanas dos metroviários e metroviárias, pois sem os EPI’s, poderão haver mortes devido ao COVID-19. Pois o vírus já está em nosso país e está matando pessoas.
Em tempo: A MP 936 do governo Bolsonaro vem para atender os empresários e banqueiros de forma que eles não tenham prejuízos. Nós trabalhadores e trabalhadoras seremos mais uma vez penalizados, como já constatado por Juristas e o Movimento Sindical brasileiro. Afinal de contas, somos ou não somos imprescindíveis? (Como estamos sendo chamados neste momento). Imagine você, um chefe de família ficar 4 meses sem ter remuneração? O Estado tem que prezar pela manutenção do seu povo!
Quanto ao A/C 2020, a diretoria do sindicato terá que buscar meios e formar de garantir nossos direitos diante dessa difícil realidade que está posta sobre nós, Classe Trabalhadora, pois governos e empresários já mostraram querer botar em nossa conta o custo da crise.
 
Nossa ideia era que a Assembleia acontecesse no dia 27/03/20, para tratarmos do A/C2020, infelizmente realidade dos fatos falou mais alto. Ficamos de ajustar uma conversa entre Sindicato e Empresa para tratarmos do A/C 2020 nos próximos dias, inclusive a data base.
 
O sindicato tem aqui sua palavra que iremos lutar até a última consequência para defendermos os que estão em baixo da pirâmide! Esta crise não foi criada por nós, por tanto não é justo que nós paguemos por ela, inclusive com nossas vidas.
 
A Pandemia que se alastra todos os dias tem feito milhares de vítimas. Precisamos nos manter unidos contra esse vírus e contra as opressões que tem vindo com ela. Vamos continuar reivindicando o que é nosso de direito, vamos LUTAR pra sair desta sim e bem!
 
Quem puder ficar em casa, fique! Temos que preservar as vidas de nossos familiares, inclusive, os que têm quadro de risco e idade avançada.
 
Vamos manter contatos permanentes na buscar coletiva de superação deste momento crítico que vivemos neste momento!
 
Só a luta muda a vida!
 
Diretoria Colegiada do SIMERJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *